Saúde 24/10/2016

Como combater a Ansiedade.


Toda semana um texto sobre saúde assinado por Talita Gentil.


Como combater a Ansiedade.
Texto de Talita Gentil

Está com aquela sensação de que mal viu o ano passar? Vamos tentar imaginar um típico dia na sua vida: listas do que fazer que você nem sabe onde guardou; vontade de incluir mais exercícios na rotina sem sequer ter tempo; sentimento de culpa por nunca conseguir levar os pequenos a passeios culturais; frustração toda vez que, na cama, mal beija o parceiro e logo cai no sono (ou pior:estressada, além de não conseguir dormir, ainda briga com o companheiro).

Antes de qualquer coisa, respire fundo. Sem a ansiedade boicotando sua vida, dá para descobrir que há tempo de sobra no seu dia para tudo aquilo que o estresse não deixava você fazer.

1. As pessoas se recuperam melhor do estresse quando em contato com a natureza. E tal benefício ocorreria em questão de segundos! Contemplar paisagens naturais auxilia a relaxar. Portanto, vale caminhar no parque, observar o mar, deitar na grama... O que importa é estar em contato com a natureza!

2. Quando sorrimos ou gargalhamos, emitimos uma ordem ao cérebro para que ele aumente a produção de endorfinas, substâncias químicas com poder analgésico e que dão a sensação de bem estar físico. Assim, mesmo se estiver achando a vida sem graça, esforce-se para sorrir. Alugue uma comédia, leia um romance divertido, vá ao circo, injete alegria em sua vida!

3. Solidão não precisa ser sinônimo de problema. Ficar um tempo consigo mesma é importante para entrar em contato com suas emoções e pensamentos. Pesquisas científicas comprovam que respirar profundamente, relaxar o corpo e esvaziar a mente desacelera os batimentos cardíacos, reduz a pressão arterial e ajuda a combater o estresse, a angústia e os distúrbios psicossomáticos .

4. Um imprevisto não é o fim do mundo. Portanto, relaxe. Em vez de se preocupar, ocupe-se. Pare de pensar no que precisa fazer e faça. Aceitando que imprevistos acontecem, fica mais fácil aprender e até se divertir com eles!

5. Amigos podem ser considerados forças vitais, faça bom uso deles. Desabafe, avalie alternativas, troque ideias. Outra dica é conviver mais com pessoas animadas e menos com os rabugentos de plantão!

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