Saúde 26/09/2016

Os benefícios de espreguiçar.


Toda semana uma coluna sobre saúde assinada por Talita Gentil.


Bons motivos para espreguiçar no seu dia a dia.  

Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça alguns motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia.  

1. Acorda o cérebro: Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para o cérebro. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente.  

2. Da mais prazer: O ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina,também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.  

3. Afasta dores de cabeça: O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaléia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar.  

4. Lubrifica as articulações: Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem.  

5. Mantém o corpo mais jovem: A partir da adolescência começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens.

Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade.

Desenvolvimento: PWI

© 2011 A janela de Paraty. Todos os direitos reservados.