Saúde 10/03/2016

Dicas de Postura no seu dia a dia.


Toda semana uma coluna sobre saúde assinada por Talita Gentil.


Dicas de Postura no seu dia a dia.

Grande parte das causas de dores nas costas ou problemas de coluna é decorrente de posturas incorretas. Além de evitar as dores da coluna, a boa postura ajuda a melhorar a circulação, a respiração, a autoestima, dentre outra coisas.

Veja as dicas para você manter uma postura correta nas atividades normais de seu dia-a-dia:

• A má postura ao andar é a causa de muitas dores; portanto, procure endireitar-se ao andar, mantendo o tronco ereto, os ombros em linha reta e a cabeça erguida. Ao caminhar, olhe para frente, mantendo o abdômen contraído. O tipo de sapato ideal para o dia-a-dia deve ser fechado atrás para dar estabilidade às passadas, ter o salto de base larga e leve, com altura de no máximo quatro centímetros, e de preferência, com amortecimento. Para caminhadas, utilize um tênis adequado.

• Ao levantar pesos, aproxime-se do objeto, dobre os joelhos com a coluna reta e o abdômen contraído, pegue o objeto e levante-o próximo ao corpo. Caso o objeto seja muito pesado, peça ajuda de outras pessoas. Evite carregar sacolas e bolsas pesadas de um lado só. Distribua sempre o peso.

• Ao sentar-se, encoste-se completamente na cadeira evitando “esparramar-se”. Mantenha a coluna reta e com ângulo de cerca de 90 graus com as coxas. Caso necessário, coloque uma pequena almofada na altura da coluna lombar. Prefira esta postura para ler e assistir TV.

• No trabalho, em frente a uma mesa ou digitando no computador, permaneça com as pernas debaixo da mesa e os pés apoiados no chão ou em um apoio; coloque o computador a uma altura adequada e fique com os braços junto ao corpo. Utilize um suporte para que o texto fique na altura dos olhos e em frente. Como a altura da mesa nem sempre é adequada, deve-se elevar o que está se fazendo de modo a não curvar muito a região cervical e a dorsal. Estando sentado, nunca gire para pegar um objeto às costas. E atenção: não apoie o telefone entre a orelha e o ombro, pois isto força a coluna cervical e tenciona toda musculatura do pescoço.

 

• Ao dirigir mantenha os braços um pouco flexionados, use os espelhos retrovisores para não torcer o pescoço, regule o banco de modo a acomodar a coluna o mais próximo da posição vertical, a distância dos pedais não deve ser muito grande para que você não precise se esticar, o que também afeta a postura.

 

•Em tarefas em pé, mantenha a coluna reta e apoie um dos pés alternadamente em um apoio ligeiramente mais elevado. Se você elevar um peso acima da cabeça, estará agredindo tanto a cervical quanto a lombar. Para não prejudicar sua coluna, apoie o objeto no seu corpo e suba em uma escada ou banquinho para depositá-lo adequadamente.

 

• Evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado. Se você trabalha em frente a uma bancada, ou se estiver passando roupa, certifique-se de que a mesa tem altura suficiente para que você não precise se inclinar. Se for necessário ficar muito tempo em pé,  aconselha-se utilizar um pequeno suporte (mais ou menos do tamanho de um tijolo) para colocar alternadamente sob os pés. Em frente a pia do banheiro e ao fazer a cama, dobre os joelhos. Ao varrer ou aspirar pó ou em movimentos semelhantes, evite "torcer" a coluna.

 

• Quando você acorda, sua coluna está em relativo repouso. Assim, procure levantar calmamente, para não agredi-la. Sem levantar a cabeça, fique deitado de lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão, ao mesmo tempo em que coloca as pernas para fora da cama. Sempre que possível, faça pausas durante a realização das tarefas, alongue e relaxe periodicamente. Além disso, procure ter uma vida saudável, alimentando-se adequadamente, incluindo atividades físicas em seu estilo de vida e procurando ajuda profissional sempre que se fizer necessário.


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