Saúde 22/09/2015

A Importancia de Beber Água.


Toda semana uma coluna sobre saúde assinada por Talita Gentil.


A importância da água

 

Cerca de 70% do corpo humano é constituído por água. Contudo, parte desse líquido é eliminada naturalmente, através da respiração, do suor e da urina. Por isso, é preciso estar sempre atento para repor o que foi perdido.

 

A água é responsável pelo transporte de nutrientes para o interior das células, pelo controle da temperatura corporal, além de ser indispensável para o processo digestivo e circulatório a ainda assegurar a saúde dos rins, da bexiga e da próstata, para a absorção de oxigênio pelos pulmões. Atua também como lubrificante nos olhos e entre os ossos e tem fundamental participação na atividade cerebral e no funcionamento do sistema nervoso.

 

É muito importante observar que não se deve esperar pela sede para então consumir água. A sede é um sintoma de desidratação, e que significa que o organismo já está em débito. Quando a falta de água chega próxima a 1% do peso corporal, desencadeia-se no organismo um sistema de alarme sobre o perigo da desidratação: os rins reduzem drasticamente a produção de urina, ao mesmo tempo em que a água contida no corpo é redistribuída, fluindo para órgãos onde ela é essencial para manter as funções vitais, como o coração, o cérebro e os pulmões.

 

Para saber se você está se hidratando corretamente, fique de olho no xixi: se ele estiver bem clarinho, é porque está tudo certo. Porém, se estiver escuro, seu organismo precisa de mais líquidos!

Para manter o corpo bem hidratado, consuma, no mínimo, 2 litros de água por dia.

 

Para manter o corpo bem hidratado:

 

— Faça calor ou frio, é preciso tomar de oito a dez copos de água por dia. Para controlar a dose ingerida, distribua a quantidade ao longo do período, estabelecendo metas. Por exemplo: três copos (250 ml) pela manhã + quatro copos à tarde + três à noite

 

— Se você não gosta de tomar água, aposte em sucos de frutas naturais, sem açúcar, e chás de ervas (camomila, hortelã, cidreira, capim-limão).

 

— Dê mais sabor à sua água. Adicione gotas de limão, sementes de maracujá ou folhas de hortelã.

 

— Mantenha sempre uma garrafa de água à mão, seja no escritório, no carro ou em casa.

Desenvolvimento: PWI

© 2011 A janela de Paraty. Todos os direitos reservados.