Entrevista 24/04/2015

Foto: jorge Martins

Dalcir e Luciana falam sobre o IX Encontro de Ceramistas.


E já projetam os 10 anos do evento. Confira.


Dalcir e Luciana falam sobre o IX Encontro de Ceramistas.  

Felizes por mais uma edição e prontos para as futuras, o casal se sente hoje preparado para organizar o Encontro de Ceramistas:  

- O primeiro aconteceu em 1978, éramos eu e Luciana, imagina que loucura. Agora temos cerca de 20 pessoas que cuidam, sob nossa supervisão, de todos os detalhes. Me recordo quando criei o Festival da Cachaça nas mesmas condições e hoje é esta festa maravilhosa. Paraty tem essa coisa das festas abertas, oriundas dos festejos religiosos, explica Dalcir.  

Segundo o casal, muito do sucesso se deve a estratégia de marketing usada para o evento. O público vem de diferentes pontos do território nacional e internacional:  

- O Encontro de Ceramistas já transcendeu em muito Paraty, contamos com visitantes de Ceará, Goiás, Minas Gerais e outros tantos. O publico latino e europeu também é grande e prestigia o evento. Devemos destacar o trabalho do Caio Pádua na web marketing que atinge diretamente o público alvo, comenta Luciana.    

Para demonstrar o crescimento e o amadurecimento do Encontro, Dalcir comenta que em 2011 o numero de ceramistas locais não chegava a 10 e hoje, participando do evento, somam 31:  

- Meu principal objetivo é integrar os artistas não ceramistas ao evento. Quero provoca-los a usar seu talento na cerâmica, isso é muito bom para todos e desperta  curiosidade no público.  Esta iniciativa une as diferentes formas de arte e seus artistas, quero que todos participem, diz Alcir.  

Para concretizar todos esses objetivos, Luciana e Dalcir criaram o Instituto Arte 4 que em seu logo representa, através de suas cores, os quatro elementos da natureza: água, fogo, terra e ar:  

- O Instituto viabiliza o Encontro e da uma cara a toda a organização. Estamos aumentando o número de cursos, uma vez que este ano, geramos uma procura que superou nossa expectativa, comenta Luciana.   

No ano que vem o Encontro de Ceramistas completa 10 anos e o trabalho já começou:  

- É uma marca importante, resultado de muito trabalho e noites de preocupação, mas me sinto satisfeito e cheio de planos para o futuro. Quero incorporar outras formas de arte ao evento, por exemplo, a música. Temos muitos instrumentos feitos de cerâmica, por que não usa-los num show com alguns músicos? São ideias que estamos desenvolvendo, anuncia Dalcir.  

Ambos apontam o sucesso do Encontro à gestão compartilhada e democrática, onde todos são ouvidos e suas ideias compartilhadas:  

- É um Encontro feito por ceramistas para ceramistas, sabemos do que estamos falando e para quem estamos falando. Agradeço, como sempre, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e a Eletronuclear pelo apoio. Esperamos por todos no próximo ano e aproveito para agradecer a generosa acolhida deste ano, diz emocionado Dalcir Ramiro. 

Galeria de Fotos

dalcir ramiro

dalcir ramiro

Foto: jorge martins

Desenvolvimento: PWI

© 2011 A janela de Paraty. Todos os direitos reservados.