Entrevista 12/02/2015

Foto: jorge Martins

Todas as artes de Ana Cláudia Vieira


A artista de Paraty conta um pouco de sua história


Ana Claudia Vieira nasceu em Paraty, começou a desenhar com 10 anos e a partir dos elogios das professoras percebeu que seu trabalho era bom. Seu tio Abel de Oliveira foi seu grande incentivador:

- Ele foi um grande Merchant aqui em Paraty na década de 60, 70 e 80. Ele me estimulou bastante e me fez ir todas as tardes a sua galera praticar o desenho e conhecer o mundo da arte.

Ana se formou em Lorena na FATEA - Faculdades Integradas Teresa D'Ávila onde cursou: artes visuais, dança, músicas e teatro. Morou 19 anos em São Paulo onde desenvolveu o gosto pela cenografia chegando a participar de filmes e peças teatrais. Fez muitas exposições e chegou a ter seu próprio atelier.

Voltou a Paraty e continuou seu trabalho expondo em diversas galerias e ateliers. Em sua arte não esconde a paixão pelas folhas e a partir delas deu inicio a construção de sua obra:

- Acredito que seja importante reutilizarmos as plantas assim criamos uma consciência mais ecológica, no meu caso, eu as aproveito depois que cumpriram seu ciclo natural e as utilizo com o estilo xilo vegetal, que vem a ser, na verdade, aproveitar sua forma e cor para uma nova obra. Foi isso que chamou a atenção para minha obra e fez com que ela se destacasse.

Ana também aproveita sementes, galhos, frutas para adornar suas obras. Chega a utilizar carvão e guimbas de cigarro para exemplificar as queimadas e a destruição da natureza.

Com grande sucesso também atua em trabalhos culturais com crianças, procurando sempre enaltecer o aspecto tipicamente caiçara da arte. Seus projetos são bem recebidos pelos jovens que identificam os materiais utilizados. Na verdade é um exercício onde percebem que tudo pode ser reciclado.

Ana elaborou vários projetos educacionais e culturais, em todos eles, a marca da preservação cultural está fortemente presente. Ela hoje se intitula como arte educadora, em um dos seus projetos pretende levar artistas de Paraty para apresentações em São Paulo.

- Gosto muito do trabalho do Ivan Rosena e dos cirandeiros em geral. É importante mostrar as pessoas que temos uma cultura forte aqui em Paraty. E nada melhor que a música para passar uma mensagem.

A artista lamenta ainda não ter conseguido apoio da Prefeitura para desenvolver e ampliar suas propostas, tudo é feito com muito esforço:

- Trabalhar com arte é bastante difícil, temos que correr muito em busca de recursos e ainda ter inspiração para criar. É uma luta constante e, na maioria das vezes, somos mal interpretados quando confundem nossas reivindicações com oposição ao governo. Não somo contra ninguém apenas estamos lutando por uma fatia maior para desenvolver e aprimorar a cultura em nosso País. Tenho fé que conseguiremos convencer os nossos governantes a cuidar melhor de nossa educação, só assim daremos um passo importante para o nosso desenvolvimento.

Para contato com Ana Claudia use o email:

anaparaty@yahoo.com.br

 

Galeria de Fotos

Ana Cláudia Vieira

Ana Cláudia Vieira

Foto: jorge martins

Ana Cláudia Vieira

Ana Cláudia Vieira

Foto: jorge martins

Ana Cláudia Vieira

Ana Cláudia Vieira

Foto: jorge martins

Ana Cláudia Vieira

Ana Cláudia Vieira

Foto: jorge martins

Ana Cláudia Vieira

Ana Cláudia Vieira

Foto: jorge martins

Ana Cláudia Vieira

Ana Cláudia Vieira

Foto: jorge martins

Desenvolvimento: PWI

© 2011 A janela de Paraty. Todos os direitos reservados.